terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Veja vídeo: Bandidos atiram em policial durante tentativa de assalto em shopping


As câmeras de segurança dentro de um shopping na zona Norte de Natal flagraram o momento em que bandidos tentavam assaltar uma joalheria, nesta terça-feira, e acabaram atirando contra um policial militar que estava no local. O cabo Pessoa foi atingido por três disparos e foi socorrido em estado grave para o Hospital Walfredo Gurgel. Um dos bandidos estava usando um terno e teria ficado do lado de fora da loja. Ele acabou atirando no policial por trás, no momento em que houve um início de luta corporal entre o policial e outro bandido que já estava dentro da loja. O policial militar não estava de serviço e teria percebido o assalto e então tentado reagir. No entanto, acabou sendo surpreendido pelo ladrão que ficou fora da joalheria. Os dois bandidos fugiram correndo após atirarem na vítima. VEJA O VÍDEO: 
Fonte: Portal BO

Cinco pessoas foram autuadas durante fiscalização da Lei Seca em Dr. Severiano/RN



Neste final de semana, sábado e domingo (29 e 30), equipe de policiais militares destacados no município de Dr. Severiano/RN, ao comando do Sargento Rosano, realizaram fiscalização nas vias públicas, abordando condutores de veículos que trafegavam de forma nociva à população.

De acordo com informações repassadas pelo Sargento Rosano, o principal objetivo da fiscalização era combater os condutores de veículos que trafegavam com sintomas de embriaguez alcoólica realizando manobras perigosas nas ruas da cidade.
Durante a ação policial, cinco pessoas foram autuadas, sendo uma por pilotar motocicleta embriagado fazendo zig-zag na pista, outra por empinar o pneu em via pública, gerando perigo de dano, duas por transitar em alta velocidade pelas ruas, e a quinta por perturbar o sossego alheio utilizando equipamento de som em volume exagerado.

Ainda de acordo com o Sargento, todos os casos foram encaminhados à delegacia de polícia civil, para as providências de praxe.
 
 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Jovem é morto a tiros por dupla em moto na cidade de Patu, RN







Um jovem foi assassinado a tiros na noite de quinta-feira (26), na Rua das Cachorras, na cidade de Patu, na Região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte. A vítima foi surpreendida por homens armados quando caminhava em via pública.


De acordo informações repassadas à redação do site Icém Caraúbas, a vítima identificada apenas como “Josué”, ao chegar na Rua das Cachorra, dois homens em uma moto perseguiram a vítima, que tentou fugir, mas foi interceptada pela dupla que efetuou vários disparos de arma de fogo.


Testemunhas relataram que o passageiro da moto desceu, com arma apontada para o jovem, e efetuou vários tiros. A vítima após ser atingida pelos disparos, caiu no chão da via pública.


O jovem não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito havia sido identificado. Também não há informações sobre a motivação do assassinato. O caso deve ser investigado pela Delegacia de Polícia Civil de plantão da cidade de Patu.


A polícia Militar realiza o isolamento do local e aguarda a chegada da equipe do Instituto Técnico-científico de Perícia (ITEP-RN) para remoção do corpo para sede do órgão em Mossoró, onde será submetido à necropsia para ser liberado aos familiares.

Fonte: Icem caraubas

Agora Lascou! Pesquisadores preveem agravamento da seca no Nordeste





A seca na Região Nordeste, que já dura cinco anos, deve se agravar ainda mais no período de fevereiro a abril, de acordo com a Previsão Climática Sazonal. O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).


As previsões indicam que neste ano haverá menos chuvas na região, causando preocupação com o quadro hídrico. Segundo o documento, a tendência é que os reservatórios do Nordeste não tenham recuperação significativa durante a estação chuvosa, uma vez que as precipitações devem ficar abaixo da média histórica.


Os pesquisadores alertam para o "acentuado risco" de esgotamento da água armazenada em represas e açudes, entre novembro deste ano e janeiro de 2018, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco.


Pelo aumento do potencial de queimadas a partir de fevereiro, a estiagem na região do extremo norte da Região Norte também gera preocupação, especialmente nas áreas leste e nordeste de Roraima.


Isso deve ocorrer em função das temperaturas mais altas. A seca eleva o risco de focos de incêndio, que podem se alastrar por grandes áreas de floresta. "Se a cobertura vegetal diminui, o solo fica mais exposto e gera um aumento maior na temperatura. É um círculo vicioso", diz o coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo. O Cemaden é ligado ao MCTIC e tem participação no grupo de trabalho.
Fonte: Icem Caraúbas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Polícia encontra quase 800 kg de droga enterrada em quintal; veja vídeo




Uma ação coordenada pela Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) de Mossoró apreendeu 789 quilos de drogas, sendo 318 quilos de supermaconha e 471 quilos de maconha, que estavam enterrados no quintal da casa de um dos suspeitos, na zona rural de Upanema, na tarde desta terça-feira (24). Tiago Galdino Tertuliano, 22 anos e Valdeilson de Paiva Souza, 29 anos foram presos em flagrante com armas e munições. 
Fonte: Portal BO

Polícia prende integrantes de quadrilha que trazia carros roubados no Rio Grande Norte para a Paraíba





A Polícia Militar prendeu, nesta terça-feira (24), três suspeitos de fazer parte de uma quadrilha especializada em roubos de veículos no Estado do Rio Grande do Norte e trazer os carros para a Paraíba. Os acusados, de 30, 29 e 19 anos, foram interceptados com dois veículos roubados em um bloqueio montado por policiais do 6º Batalhão, na cidade de São João do Rio do Peixe, no Sertão da Paraíba.

Conforme informações do comandante do 6º Batalhão, tenente-coronel Cunha Rolim, a prisão do trio aconteceu depois que um carro foi roubado de uma empresa, na cidade de Mossoró- RN. “O veículo era rastreado e a empresa nos informou que o carro estava vindo para a Paraíba, então foi montado um bloqueio que interceptou três carros, sendo dois deles roubados e o terceiro era o que dava apoio nos assaltos e também no transporte dos veículos para a Paraíba”, destacou.

O oficial contou ainda que na delegacia um dos presos recebeu a ligação de um homem perguntando pelo carro. “Esse homem, que estava esperando a chegada de um dos carros roubados, já foi identificado, mas não foi possível configurar a participação dele como receptador, pois a entrega não chegou a ser feita”, acrescentou.
Os três presos são do Rio Grande do Norte. Eles foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil, em Cajazeiras.


Fonte: Repórter PB

25/01/2017 11:22Hs Crime organizado Ceará é o terceiro do País com maior número de bandidos do PCC, diz Ministério Público de São Paulo


Conforme o levantamento das autoridades, o Ceará só perde para São Paulo e Paraná no número de filiados à facção


De acordo com o Centro de Segurança Institucional e Inteligência do Ministério Público de São Paulo, o Ceará é o terceiro estado brasileiro com o maior número de criminosos filiados ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

Ssão 1.396 bandidos cearenses batizados na facção, perdendo apenas para São Paulo (7.000 filiados) e Paraná (2.100 filiados).

Entretanto, levando-se em consideração a relação entre o número de bandidos filiados ao PCC e as populações desses três estados, calculando-se os índices por 100 mil habitantes, obtemos as seguintes informações:

São Paulo - 15,64 filiados ao PCC / 100 mil habitantes

Paraná - 18,68 filiados ao PCC / 100 mil habitantes

Ceará - 15,57 filiados ao PCC / 100 mil habitantes

Observem que, não obstante o PCC ter surgido em São Paulo no início da década de 1990 e lá estarem os seus principais líderes, a taxa de filiados ao PCC por 100 mil habitantes do Ceará é quase a mesma de São Paulo.

Esta informação é muito importante para a Segurança Pública e, principalmente, para a gestão do sistema penitenciário do Estado. Há de se levar em conta que por aqui também atuam as facções Família do Norte, Sindicato do Crime e Guardiões do Estado, todos estes operando em "sociedade" com o Comando Vermelho, que nos últimos meses batizou dezenas de novos integrantes em todo o Ceará e está em guerra declarada contra o PCC.

Por FERNANDO RIBEIRO /CEARÁ NEWS

 

DOUTOR SEVERIANO/RN: GLADIADOR SGT ROSANO ENTRA EM AÇÃO



MOTOS APREENDIDOS/IMAGENS PM
Equipe de policiais militares destacados no município de Dr. Severiano/RN, sob o comando do Gladiador Sargento Rosano, deflagram o trabalho de fiscalização e combate às ações ilícitas.
De acordo com informações repassadas pelo Sargento Rosano, a polícia iniciou o trabalho de repressão ao uso abusivo de som automotivo; aos condutores de motocicletas com canos barulhentos, menor ao volante, veículos em alta velocidade nas vias urbanas, entre outras condutas irregulares, e ainda revistas de pessoas em bares e locais suspeitos.
Nas primeiras ações três veículos foram apreendidos e três pessoas foram autuadas por crimes de trânsito, sendo duas por realizar manobras perigosas em via pública e a outra por entregar o veiculo para um menor de idade conduzir. Todos os casos foram encaminhados à delegacia para as providências de praxe.
Informação copiada do blog: O Cobra

Não vou nem comentar muito, porque já tem alguns agentes de segurança desgostoso  com o blog dantense, mas fatos não se discute.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

8 lugares incríveis que emergiram da água



Às vezes, terremotos, barragens artificiais ou simplesmente a seca podem revelar maravilhas que há tempos estavam ocultas dos nossos olhos. Esses 8 lugares surpreendentes surgiram da água, por diferentes motivos. Confira:

1 – Uma igreja de 400 anos que surgiu das águas de uma represa secando no México



Essa igreja católica do século XVI foi abandonada em 1773. O governo construiu uma barragem no rio Grijalva, o que inundou toda a região, inclusive a igreja. No entanto, uma recente seca proporcionou essa visão rara.

2 – Uma ilha em forma de tartaruga que fica submersa 9 meses por ano







Todos os anos, milhares de turistas chineses migram para o reservatório Gorges para ver uma ilha em forma de tartaruga emergir das águas do rio Muodaoxi. O evento é comemorado pelos moradores, porque as tartarugas são consideradas auspiciosas e um sinal de longevidade.

Soa como um fenômeno natural fascinante, mas a “mágica” é feita pelo homem. O nível de água do rio Muodaoxi é controlado pela Barragem das Três Gargantas. Toda primavera, a água do reservatório é usada para abastecer algumas áreas, o que diminuiu o nível de água e expõe a ilha.

A aparência da ilha depende da quantidade de água. Durante nove meses do ano, ou ela está totalmente submersa ou só a sua ponta fica exposta. A forma de tartaruga é totalmente visível quando o nível da água está entre 163 e 168 metros. Se a água cai para cerca de 145 metros, a rocha torna-se ligada ao continente, perdendo a sua forma original.



3 – A cidade argentina que ressurgiu depois de ficar submersa por 30 anos



De volta na década de 1920, uma aldeia turística chamada Villa Epecuen foi estabelecida ao longo das margens do Lago Epecuen, um lago salgado a cerca de 600 quilômetros a sudoeste de Buenos Aires, na Argentina. O Lago Epecuen é como a maioria dos outros lagos montanhosos, exceto por uma diferença importante – tem níveis de sal perdendo apenas para o Mar Morto, e 10 vezes maiores do que qualquer oceano.

A população da cidade atingiu o pico na década de 1970, com mais de 5.000 pessoas. Cerca de 300 empresas prosperaram lá, incluindo hotéis, pousadas, spas, lojas e museus. Durante esse tempo, um evento climático de longo prazo estava entregando muito mais chuva do que o habitual para as colinas circundantes, e o Lago Epecuen começou a crescer. Em 10 de novembro de 1985, um volume enorme de água quebrou a barragem e inundou a maior parte da cidade. Em 1993, a cidade ficou coberta com 10 metros de água.

Quase 25 anos depois, em 2009, uma seca aconteceu e a cidade pôde ser contemplada novamente. Ninguém voltou para a cidade, exceto Pablo Novak, de 81 anos, que agora é único residente de Villa Epecuen.





4 – A Igreja de São Nicolau foi submersa em um lago artificial



Não muito longe da cachoeira mais alta dos Balcãs, reside o lago Mavrovo, um parque nacional na Macedônia que é famoso por sua igreja semi-submersa. Situado em meio a uma paisagem incrível de planaltos verdes e picos nevados, a igreja abandonada de São Nicolau foi vítima de um lago artificial criado para fornecer água a uma usina de energia local.

A metade superior de São Nicolau é ainda visível, que emerge do lago imediatamente ao largo da aldeia que uma vez serviu. Hoje, as ervas daninhas crescem a partir das ruínas e o telhado da torre está em colapso, mas este edifício em ruínas continuará a ser um ponto de interesse na paisagem nos próximos anos.



5 – O santuário subaquático surpreendente que se transforma em um parque



O Grüner See (também conhecido como “Lago Verde”) está localizada em Styria, na Áustria. Ele é conhecida por suas vistas panorâmicas e água verde-esmeralda que escorre das montanhas cobertas de neve ao redor. Durante o inverno, antes do gelo derrete , o lago tem apenas 1-2 metros de profundidade, e a área circundante é usada como um parque do condado. No entanto, na primavera, o gelo das montanhas derrete e o lago enche, transformando o parque em um santuário subaquático com quase 12 metros de profundidade, um paraíso para os mergulhadores.





6 – A cidade chinesa que inundou após um terremoto, mas ressurgiu após 5 anos sob a água



Estas imagens surpreendentes mostram uma aldeia inteira emergindo de um lago 5 anos depois que foi completamente inundada após um forte terremoto. Quase 10 edifícios – incluindo casas, escritórios e uma escola primária – surgiram a partir da água desde que a aldeia de Xuanping foi destruída em 2008.

Um terremoto de 8,0 graus devastou a aldeia em Beichuan County, província de Sichuan, na China, fazendo com que ela fosse completamente inundada por uma barreira quebrada.

7 – Uma cidade perdida do Velho Oeste que apareceu depois de uma seca em Nevada

A cidade de Saint Thomas foi inundada há 70 anos pelas águas do rio Colorado, quando foi represado para criar o lago Mead. Suas ruínas estão agora expostas enquanto uma seca contínua mantém o reservatório perto de níveis historicamente baixos.

As fundações de concreto subaquáticas de Saint Thomas foram vistAs pela primeira vez por pescadores em 2003. Hoje, arbustos cobrem a paisagem.



8 – A Igreja venezuelana que ressurgiu após 33 anos submersa



Entre 1985 e 2008, pescadores e os excursionistas que viajavam de barco ao longo do lago formado pelo Reservatório Uribante Reservoir em Tachara, Venezuela, foram presenteados com uma vista estranha.

Em 2008, a cruz começou a subir mais e mais para fora da água, revelando mais da estrutura gótico abaixo. Era literalmente apenas a ponta de algo muito maior.

Na realidade, a estrutura não estava subindo para fora da água, mas a água do reservatório estava retrocedendo, revelando o que o lago tinha escondido por mais de duas décadas. Até 2010, a água havia recuado quase totalmente, revelando uma grande extensão de terra plana e uma imponente igreja gótica.

A igreja pertencia à cidade de Potosi, que em 1985 foi propositadamente inundada pelo represamento de um rio próximo para criar energia hidrelétrica. Todos os cidadãos de Potosí tiveram que deixar o local. [Oddee]
 
Fonte: http://misteriosdomundo.org/8-lugares-incriveis-que-emergiram-da-agua/2/

POLÍTICA SUJA: Ex-prefeito de Quixadá apontado como envolvido com quadrilha que matou três policiais militares

O gestor chegou a ser afastado do cargo pela Justiuça por suspeita de entregar dinheiro público aos criminosos
 


João da Sapataria implicado por conta de sua ligação com a quadrilha dos "Pipocas"

Uma quadrilha formada por 12 pessoas, entre elas um ex-prefeito, além de donos de postos de combustíveis, fazendeiros e proprietários de carros-pipas foi identificada e indiciada em inquérito pelo assassinato de três policiais militares no Ceará. O crime ocorreu em junho do ano passado. Para a Polícia Civil, a organização criminosa utilizou até dinheiro publico na logística de crimes como assaltos a bancos e carros-fortes na região do Sertão Central.

Tudo isso foi investigado pela Polícia Civil no Município de Quixadá (a 154Km de Fortaleza) após a morte dos três PMs na tarde do dia 30 de junho, quando bandidos se preparavam para atacar mais um carro-forte naquela região. A quadrilha estava armada de fuzis e ocupava uma caminhonete roubada, quando percebeu a aproximação de uma patrulha da PM e abriu fogo. No tiroteio, morreram o sargento PM Francisco Guanabara Filho, o cabo PM Antônio Joel de Oliveira Pinto, e o soldado PM Antônio Alves Filho.

Quadrilha

Conforme as investigações presididas pela delegada regional de Polícia Civil de Quixadá, Ana Cláudia Nery, até mesmo o ex-prefeito daquele Município, João Hudson Rodrigues Bezerra (PRB), conhecido por “João da Sapataria”, estava envolvido com a quadrilha. Descobriu-se numa investigação simultânea do Ministério Público Estadual (MPE-CE), através do seu Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), que “João da Sapataria” colocou como fornecedores da Prefeitura de Quixadá bandidos das quadrilhas dos “Pipocas” e dos “Veridianos”. Os dois grupos seriam responsáveis pelos ataques criminosos na região.

O então prefeito acabou sendo afastado do cargo por quatro meses, após a Polícia apreender três malas que teriam passado pelas mãos de uma mulher identificada por Francisca Suely Pontes de Queiroz, 38 anos, já com histórico criminal de tráfico de drogas. Ela é a esposa do bandido Edineudo Oliveira Silva, conhecido por “Edneudo Pipoca”, que se tornou empresário e fornecedor da Prefeitura de Quixadá.

Nas malas foram encontrados documentos que atestam que o prefeito colocou como fornecedores de sua gestão na Prefeitura bandidos das quadrilhas dos Pipocas e dos Veridiano, “porque eles financiaram a campanha do prefeito”, disse a delegada.

Três dos 12 envolvidos na morte dos policiais militares continuam foragidos e, provavelmente, já não estão mais no Ceará. São eles: José Massiano Ribeiro, Veridiano Rabelo Cabral Júnior e José Nobre do Nascimento Filho. Suely também foi presa, acusada de tentar obstruir o trabalho da investigação policial. Outros presos são: Fábio Oliveira Rabelo, Jandson Gomes de Souza, David William Lázaro.

Por FERNANDO RIBEIRO 
Ceará News

Hospitais do RN completam uma semana sem alimentação



Por Nossa Riacho de Santana RN Com
 
Devido a greve dos terceirizados, acompanhantes e servidores estão sem refeições


Acompanhantes e servidores dos hospitais estaduais do RN estão com a alimentação suspensa desde terça-feira (17), sendo garantida apenas aos pacientes. O motivo é a greve dos funcionários terceirizados da empresa JMT, que ainda não receberam o salário de dezembro.


Nesta segunda-feira (23), o Sindsaúde reuniu-se com o secretário estadual de Saúde, George Antunes, mas não foi oferecido uma solução para o problema. O governo afirmou que está buscando garantir o pagamento do repasse de novembro para a empresa e autorizou que os servidores buscassem, na medida do possível, dividir o plantão de 12 horas em dois plantões de seis horas, para fazer sua refeição em casa.


Para o sindicato, a proposta não resolve. "Muitos servidores têm mais de um vínculo, para poder sobreviver. Então não têm como mudar a escala desse jeito. E também a maioria está endividada, com salários atrasando, não tem condições de pagar para comer fora", afirma Rosália Fernandes, do Sindsaúde-RN.


O vencimento básico inicial de um técnico de enfermagem em regime de 12 plantões de 12 horas é de R$ 1.030,26, além de uma gratificação fixa de R$ 251,69. Os valores estão sem sofrer alteração desde 2014.


A audiência com o secretário também discutiu outros pontos, como a progressão de 2015 dos servidores, que vem sendo adiada desde novembro, a insegurança no hospital Walfredo Gurgel e o atraso na convocação do concurso público.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Fantástico 22/01/2017 - Repórteres entram no presidio de Alcaçuz , cenas exclusivas no RN

Empresário morre em grave acidente entre as cidades de Frutuoso Gomes e Almino Afonso

Na tarde deste domingo, (22) foi registrado um grave acidente entre as cidades de Frutuoso Gomes e Almino Afonso/RN.De acordo com as informações, o motorista identificado como Sal Gomes, perdeu o controle do veículo em uma curva e capotou várias vezes.
Saulo da Descovery, como era mas conhecido, estava com a sua esposa e filhos no veículo. Sal foi encaminhado para Mossoró, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. A esposa e filhos saíram sem ferimentos.
SAL trabalhava com música e era bastante querido por todos da região. Informações do blog CG na mídia.

Fonte: Assis Silva
Via João Moacir

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Corpos de mortos em Alcaçuz foram liberados para as famílias sem cabeça


Itep identificou 19 corpos; 26 pessoas morreram em rebelião.
Dos 26 corpos encontrados em Alcaçuz, 15 estavam decapitados.


Thyago MacedoDo G1 RN

Ao todo, Itep recolheu corpos de 26 presos em Alcaçuz (Foto: Divulgação/PM)


































As decapitações e esquartejamentos de presos durante a rebelião registrada no último sábado (14), em Alcaçuz, dificultaram a identificação dos corpos no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) e alguns desses corpos foram liberados para as famílias sem cabeça.

Isso aconteceu porque, após os exames de necropapiloscopia feitos no ITEP, através das digitais das vítimas, os corpos foram oficialmente identificados, mas alguns familiares não reconheceram nenhuma das cabeças que foram recolhidas pelos peritos em Alcaçuz.

A diretoria do Itep confirmou, através da assessoria de imprensa, que quatro corpos foram liberados sem cabeça, mas que isso aconteceu devido às solicitações dos próprios familiares das vítimas.

Até a tarde desta quinta-feira, o Itep afirma que 19 corpos foram identificados.

Confira os nomes dos presos que já foram identificados até agora:
Carlos Cleyton Paixão;
Francisco Adriano Morais dos Santos;
Anderson Matheus Félix dos Santos;
Tarcisio Bernardino da Silva;
Antonio Barbosa do Nascimento Neto;
Jefferson Souza dos Santos;
Jefferson Pedroza Cardoso;
Anderson Barbalho da Silva;
George Santos de Lima;
Diego de Melo Ferreira;
Luiz Carlos da Costa;
Eduardo Reis;
Charmon Chagas da Silva;
Diego Felipe Pereira;
Lenílson de Oliveira Pereira da Silva;
Marlon Pietro do Nascimento;
Cícero Israel de Santana;
Felipe René Silva de Oliveira;
Willian Andrei Santos de Lima.

No último final de semana, 26 pessoas morreram em uma rebelião - nesta quinta, houve outro confronto entre as facções, também com mortes, mas o número de vítimas não foi informado. Segundo a PM, os presos "estão armados e se matando".
Pavilhão 3 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no RN, é queimado na tarde desta quinta (Foto: Elias Medeiros/G1)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

População de Riacho de Santana/RN se manifesta nas redes sociais contra a saída do Sargento Rosano do comando da segurança pública daquele município


A população do município de Riacho de Santana/RN, vai as redes sociais, rádios e meios de comunicações para dizer não a saída do Sargento Rosano Rego um homem destemido sem medo de impor a lei perante aqueles que infringem. Sargento Rosano que vem exercendo um grande trabalho à frente da cidade de forma inesperada irá sair da cidade o mesmo já cotado por três cidades a ficar à frente do destacamento.


Rosane também já foi comandante da segurança pública de São Francisco do Oeste/RN, também desempenhou um grande serviço à frente daquela cidade por mais de longos 8 anos. Então dessa forma o prefeito fica numa sinuca de bico aonde o povo clama e pede para permanência do sargento o Gradiador Rosano Rego na cidade.




Nota do Dantense: Alguns profissionais de segurança deviam seguir o exemplo do Sgt Rosano, a voz do povo é a voz de Deus, quando a população de bem pede a permanência de um profissional de segurança é porque o direito a segurança da população está sendo preservado. Diferente de alguns que visam apenas servir ao gestor municipal.

Ruas de Natal tomadas pelo terror nessa tarde de quarta-feira 18


No início da tarde desta quarta-feira (18) o terror retornou às ruas de Natal.
Elementos não identificados pelas autoridades atearam fogo em um veiculo do governo do estado e em três ônibus urbano.
O ataque ao veículo oficial, que só não foi consumido pela chamas em razão da ação de combate ao fogo por parte de populares, foi registrado no bairro de Mãe Luiza.
No bairro de Brasília Teimosa (frente a praia do Meio) um ônibus da empresa Santa Maria foi totalmente destruído pelas chamas.


Por volta das 15:30hsmm dois outros ônibus foram incendiados no bairro Vale Dourado, na zona Norte de Natal.
Também existe o registro do incêndio de um terminal de ônibus.
Até o presente momento a Polícia não se posicionou sobre o comentário geral que circula por toda capital potiguar de que esses ataques foram determinados pelas facções criminosos que estão sendo transferidas da penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, após um massacre acontecido dias atrás.


Fonte: Bira Viegas

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Sindicato do Crime domina 28 das 32 cadeias do Rio Grande do Norte



Autoridades de segurança do Rio Grande do Norte estimam que 28 das 32 unidades prisionais do Estado sejam dominadas pelo Sindicato do Crime (SDC), facção aliada ao Comando Vermelho e alvo de um ataque neste sábado que deixou 26 mortos na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal. Os assassinatos poderiam desencadear uma reação nas outras cadeias onde a minoria é de integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) ou de detentos considerados neutros.

Ser minoria não impediu que membros do PCC articulassem o ataque de sábado e voltassem a participar de motins nesta segunda-feira em Alcaçuz. Presos ligados ao Sindicato do Crime também subiram no teto dos pavilhões com bandeiras onde se lia “Queremos paz, mas não iremos fugir da guerra”. Na estrutura, picharam nomes de aliados como a Okaida, da Paraíba, o Primeiro Grupo Catarinense, de Santa Catarina, e o Comando Vermelho, do Rio de Janeiro.

Agentes penitenciários disseram que a situação na unidade continuava tensa nesta segunda com a possibilidade de reação do Sindicato e a resistência de integrantes do PCC em serem transferidos.

Segundo a presidência do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado, somente o presídio Rogério Coutinho Madruga – no mesmo terreno de Alcaçuz e de onde partiram os detentos envolvidos com as mortes –, a cadeia de Paus dos Ferros, a de Caraúbas e um pavilhão na unidade Mário Negócio, em Mossoró – essas três no interior do Estado –, têm maioria do PCC.

“Não imaginávamos que eles teriam a ousadia de atacar no presídio em que não têm maioria. Agora, o risco fica ainda mais intenso”, disse Vilma Batista, presidente do sindicato dos agentes.

O cenário de descontrole é ratificado pelo juiz de Execuções Penais de Natal, Henrique Baltazar Vilar dos Santos. “O Estado até então só tinha controle dos muros de Alcaçuz. Dentro, quem mandava já eram os presos. Agora a situação piorou e se repete nas demais unidades”, afirmou.

Para o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Rinaldo Reis, a possibilidade é grande de novos confrontos. “Não tenho nenhuma dúvida de que essa guerra não acaba aqui. Não estou profetizando, mas apenas observando que todos os ingredientes estão postos para isso”, disse. “As mortes são extremamente graves, mas não posso dizer que foi uma surpresa. O sistema penitenciário, não só daqui como de outros Estados, está em ruínas.”

Separação

A divisão de facções por presídios diferentes começou no Estado em 2015, depois de uma série de rebeliões. Em junho daquele ano, a já frágil relação entre SDC e PCC foi rompida com a morte do detento Alexandre Teodósio, o Pelelê, membro da facção de origem paulista que, segundo o Ministério Público, desencadeou uma sequência de atos de violência, com assassinatos dentro e fora das cadeias.

Segundo promotores que investigaram as organizações, o SDC foi fundado em 27 de março de 2013 por uma dissidência do PCC. A compreensão do grupo era de que o estatuto vigente até então era aplicado com excessivo rigor – como o tratamento com inadimplentes com a contribuição mensal –, além da insatisfação com a obrigação de prestar contas a detentos de outros Estados. O grupo paulista acabou compartilhando a expertise de métodos de atuação criminosa, “capacitando os presos potiguares quanto ao funcionamento desse tipo de organização”.
Fonte: Mossoró Noticia.

Polícia Civil realiza oitiva de detentos que participaram de rebelião em Alcaçuz


Os cinco presidiários serão transferidos para um presídio federal ainda nao revelado pelo governo

Sérgio Costa/Portal BO
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte ouviu cinco detentos, que participaram da rebelião que aconteceu no último sábado (14), na Penitenciária de Alcaçuz.Foram ouvidos José Cláudio Candido do Prado, 37 anos; Tiago de Souza Soares, 30 anos; Paulo da Silva Santos, 42 anos; João Francisco dos Santos, 30 anos e Paulo Márcio Rodrigues de Araújo, 31 anos. Os presos foram ouvidos na Central de Flagrantes da Polícia Civil, nesta segunda-feira (16), pelo delegado Marcos Vinícius (DHPP),integrante da comissão designada para investigar as mortes ocorridas em Alcaçuz.
Os detentos que participaram do motim serão indiciados pela Polícia Civil por todos os crimes que cometeram durante a rebelião. “Através de investigações, realizamos o flagrante de parte dos chefes de facções criminosas, e a partir disso também identificaremos outros participantes dos crimes, sejam de homicídio, tentativa de homicídio, lesão corporal, associação criminosa ou danos ao patrimônio público. Eles serão indiciados por essas práticas e colocados no sistema penitenciário”, afirma o delegado geral de Polícia Civil, Claiton Pinho.
“Flagranteamos essas pessoas apontadas como líderes, e a partir disso iremos apurar tudo o que aconteceu ali em Alcaçuz. Os autores desses crimes precisam ser responsabilizados e para que isso aconteça estamos trabalhando para a identificação desses e dos demais participantes. Através dos resultados obtidos nesta segunda-feira, demos um passo inicial importante para uma grande investigação”, destaca a diretora de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN), Sheila Freitas.
“No local do crime, nossos policiais conseguiram colher materiais para análises e isto nos ajudou a identificar a autoria dos crimes. A investigação de todos os delitos cometidos em Alcaçuz serão investigados por umacomissão de delegados que já está definida”, detalhou odelegado Marcos Vinícius dos Santos.
Quem são os detentos ouvidos pela Polícia Civil:
1) José Cláudio Candido do Prado: Ele foi condenado a 75 anos de prisão pela prática dos crimes de homicídio, roubo e tráfico de drogas. José Cláudio é do Estado de Mato Grosso.
2) Tiago de Souza Soares:Condenado a 38 anos e seis meses pela prática dos crimes de homicídio e tráfico de drogas.
3) Paulo da Silva Santos:condenado a 32 anos pelos crimes de extorsão e tráfico de drogas.
4) João Francisco dos Santos:condenado a 39 anos por ter matado o jornalista F Gomes.
5) Paulo Márcio Rodrigues de Araújo: é preso provisório, ainda não foi condenado. Ele é da cidade de Ipanguaçu.

Artigo de Getúlio Rêgo: “Um novo avanço no combate às doenças renais vira lei no RN"


Crédito da Foto: João Gilberto

Através de iniciativa e elaboração do deputado estadual Getúlio Rêgo, foi transformado em lei (Lei n. 10.116 de 18 de outubro de 2016) o Projeto de Lei n. 104/2016 que dispunha sobre a obrigatoriedade de informações a respeito da estimativa da Taxa de Filtração Glomerular pelos Laboratórios de Análises Clínicas, públicos e privados, no Estado do Rio Grande do Norte, bem como suas demais providências.


Essa conquista foi um avanço para a sociedade como um todo, uma vez que ganham a sociedade, com a otimização do diagnóstico precoce de possíveis doenças renais, o Poder Público e os Planos de Saúde.


Atualmente a doença renal crônica (DRC) é um grave problema de saúde em todo o globo. Forças tarefas internacionais e, no Brasil, a sociedade brasileira de nefrologia, se mobilizam para alertar os agentes governamentais e a população a respeito do impacto surpreendente que a DRC traz aos sistemas de saúde, público e privado. Em decorrência do aumento da longevidade da população e da atual epidemia de doenças crônicas não transmissíveis, a doença renal vem aumentando sua incidência e prevalência de maneira alarmante.


Na última década, mais do que triplicou o número de pacientes. Somente no ano de 2015, segundo dados da sociedade brasileira de nefrologia (SBN), aproximadamente 20 milhões de brasileiros foram diagnosticados com doença renal crônica. Destes, 121 mil estão em terapia de substituição renal. A consequência disso é um impacto significativo no Sistema Único de Saúde (SUS), consumindo recursos humanos e pecuniários, ocupando leitos hospitalares e numerosas vagas em Unidades de Terapia Intensiva. Nesse mesmo ano, o gasto foi superior a 2 bilhões de reais.


No Rio Grande do Norte, a estimativa da SBN é de que existem 340 mil pessoas com doença renal crônica, sendo 2 mil com a doença no seu estágio terminal e, consequentemente, exigindo terapia de substituição renal –hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante renal. A maior parte dessa população não tem diagnóstico ou acompanhamento precoce e, como consequência, evolui inexoravelmente para a doença terminal, onde o custo do tratamento sofre um aumento desproporcional, com problemas cardiovasculares, internações frequentes, idas a unidades de emergência, remoção entre unidades hospitalares, realização de exames, demandando escala de médicos especialistas nos hospitais, etc.


Deste modo, o objetivo da iniciativa do Deputado Getúlio Rêgo, incentivado pela Sociedade de Nefrologia do Estado do Rio Grande do Norte, foi o de oferecer um instrumento facilitador de reconhecimento da doença renal crônica pelos médicos não especialistas, permitindo o diagnóstico precoce e a intervenção de modo a evitar a evolução para estágios mais avançados, além de avaliar a necessidade de encaminhamento para cuidados especializados.


Dessa maneira, nasceu a ideia da propositura de um Projeto de Lei que obrigasse todos os laboratórios clínicos do estado do Rio Grande do Norte a fornecer o resultado da estimativa da taxa de filtração glomerular, estimada no resultado de todos os exames de creatinina sérica, através da aplicação da fórmula CKD-EPI. Uma legislação inovadora, que coloca o Rio Grande do Norte como estado pioneiro (ressalte-se que a cidade de Juiz de Fora/MG, além de outros países, destacadamente a Austrália, seguindo as recomendações do National Kidney Disease Education Program – NKDEP, órgão do National Institute of Health, também foram pioneiros quanto à adoção desse projeto).




Valendo ressaltar que a referida Lei 10.116/2016 passou a vigorar no dia 18 de outubro de 2016 (data de sua publicação), tendo os laboratórios o prazo de 60 (sessenta) dias para se adaptar à nova legislação, sob pena de advertência e posterior aplicação de multa no caso de descumprimento da mesma.
Foto e Fonte: Icem Caraúbas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Chefes de facção que promoveu matança deixam Alcaçuz


Cinco presos vão prestar depoimento e, em seguida, serão transferidos.
Situação ainda é tensa na penitenciária onde 26 mortos em rebelião.

Anderson Barbosa, Fernanda Zauli e Fred CarvalhoDo G1 RN

Cinco presos deixaram a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, na tarde desta segunda-feira (16). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, esses detentos estariam entre os chefes da facção que promoveu a matança de presos entre o sábado (14) e o domingo (15) dentro da unidade. Eles foram levados para a Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), em Natal, para prestar depoimento a uma comissão de delegados e, de lá, serão transferidos para outra unidade prisional. Por questões de segurança, o governo não informou para qual presídio eles serão levados.

Neste fim de semana, 26 detentos de Alcaçuz morreram em uma rebelião que durou mais de 14 horas.

Segundo o secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Wallber Virgolino, a rebelião em Alcaçuz começou na tarde do sábado logo após o horário de visita. O secretário disse que os presos do pavilhão 5, que abriga integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), usando armas brancas, quebraram parte de um muro e invadiram o pavilhão 4, onde há presos que integram o Sindicato do Crime, facção criminosa rival do PCC. Ainda de acordo com Virgolino, todos os 26 mortos são do Sindicato.
Chefes de facção que promoveu matança em Alcaçuz são transferidos (Foto: Jocaff Souza/ G1 RN)

Os presos amanheceram a segunda-feira em cima dos telhados dos pavilhões com paus, pedras e facas nas mãos, além de bandeiras com as siglas de facções criminosas. A Sejuc nega que a rebelião tenha sido retomada, mas diz que a situação é tensa dentro da unidade. Por volta das 11h50 a Polícia Militar entrou na área dos pavilhões e os detentos desceram dos telhados.

A Polícia Militar, com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) e Grupo de Escolta Penal (GEP) retirou do presídio os cinco detentos apontados – segundo investigações das forças de segurança do Rio Grande do Norte – como os chefes da rebelião que terminou com presos mortos e feridos.

Após negociação, PM, GOE e GEP fizeram buscas nos pavilhões 4 e 5 e conseguiram identificar os cinco suspeitos, que foram encaminhados para a Polícia Civil, onde serão interrogados pelas autoriRebelião

O motim começou com uma briga entre presos dos pavilhões 4 e 5 por volta das 17h de sábado (14). Segundo o governo, a briga estava restrita aos dois pavilhões. Presos de facções criminosas diferentes ficam separados.

De acordo com a Sejuc, os próprios presos desligaram a energia do local e, com isso, os bloqueadores de celulares deixaram de funcionar.

Na manhã de domingo (15), militares do Bope e do Choque, além do Grupo de Operações Especiais, entraram em Alcaçuz com veículo blindado, vans e carros para acabar com rebelião. Ela foi controlada por volta das 7h20, mais de 14 horas depois do início.

Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal, e possui capacidade para 620 detentos, mas abriga cerca de 1.150, segundo a Sejuc, órgão responsável pelo sistema prisional do RN.

Transferências de presos
O secretário de Justiça, Wallber Virgolino, disse que foram identificados pelo menos seis líderes da rebelião em Alcaçuz. Eles foram isolados dentro da unidade prisional e o secretário afirmou que vai pedir a transferência deles para presídios federais.

Além disso, Virgolino afirmou que pretende fazer uma grande transferência de presos de Alcaçuz para outras unidades prisionais do Estado. O objetivo, segundo ele, é separar duas facções: Sindicato do Crime e PCC. Ele classificou o local como "cenário de barbárie".

Ainda de acordo com o secretário, a rebelião no Rio Grande do Norte não tem relação confirmada com os motins no Amazonas e em Roraima. "Não há confirmação de relação, mas com certeza as rebeliões naqueles presídios incentivaram o que aconteceu aqui."

Rebeliões e fugas
A última rebelião em Alcaçuz foi registrada em novembro de 2015. Houve quebra-quebra após a descoberta de um túnel escavado a partir do pavilhão 2. “Assim que acabou a visita social, por volta das 15h, os presos se amotinaram”, disse o secretário de Justiça da época, Cristiano Feitosa.

Mais de 100 presos conseguiram escapar do presídio no ano passado, em 14 fugas. A maioria deixou o presídio por meio de túneis escavados a partir dos pavilhões ou por buracos abertos no pé do muro, sempre sob uma guarita desativada ou sem vigilância.

Força Nacional
Na segunda-feira (9), o Ministério da Justiça prorrogou por mais 60 dias a presença da Força Nacional de Segurança no Rio Grande do Norte. Os policiais enviados pelo governo federal estão atuando no patrulhamento das ruas e podem agir na segurança do perímetro externo das unidades prisionais localizadas na Grande Natal. O prazo poderá ser novamente prorrogado, caso haja necessidade.


O sistema penitenciário do RN entrou em calamidade pública em março de 2015. Na ocasião, foram gastos mais de R$ 7 milhões para recuperar 14 presídios depredados durante motins, mas as melhorias foram novamente destruídas. Atualmente, em várias unidades as celas não possuem grades e os presos circulam livremente dentro dos pavilhões.

Segundo a Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc), órgão responsável pelo sistema prisional do estado, o Rio Grande do Norte possui 33 unidades prisionais, que oferecem 3,5 mil vagas, mas a população carcerária é de 8 mil presos – ou seja, o déficit é de 4,5 mil vagas.

Acre e Amazonas
Na quinta-feira (12), presos apontados pelos setores de inteligência do Acre e do Amazonas como líderes de facções criminosas chegaram à penitenciária federal de Mossoró, na região oeste do Rio Grande do Norte. Ao todo, foram 19 detentos que foram trazidos em uma operação especial para o presídio potiguar – 14 do Acre e 5 do Amazonas.

Fonte:G1RN

Francisco Dantas população está amedrontada .

Sexta feira várias residencias foram arrombadas simultaneamente, a população esta amedrontada com a onda de furtos que esta acontecendo na pequena cidade de Francisco Dantas, em uma residencia no bairro babilônia, o proprietário percebeu que sua casa tinha sido arrombada, de imediato chamou o vizinho, que ao retornar pra sua residencia percebeu que sua casa também tinha sido visitado pelos os larápios que tinha entrado e levaram uma quantia em dinheiro e um perfume. Quando a noite se aproxima, a população já começa ficar apavorada temendo que suas casas seja visitada pelos larápios, conversando com alguns populares, os mesmos acreditam que os autores desses furtos sejam alguns viciados em drogas, e os produtos desses furtos sejam utilizado para serem trocados por drogas, muitos reclamam que a droga e comercializada  livremente em praça publica.   

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Francisco Dantas: Dois arrombamento na noite desta quinta 12/01/2017

Larápios aproveitaram escuridão da noite e fizeram a farra, os larápios arrombaram a residencia de um policial militar, e levaram apenas uma quantia em dinheiro não divulgada pelo proprietário, já em um restaurante da cidade, segundo informações de populares os malas levaram bebidas e vários peixes, já que os mesmo não encontraram dinheiro, qualquer informação que possa levar a identificação dos arrombadores, pode ser informada a policia local que tem o Sargento Gentil a frente do Destacamento policial.
Resultado de imagem para furtos

Governador inaugura Restaurante Popular em Mossoró


O governador Robinson Faria inaugurou o quarto restaurante popular de Mossoró, na noite desta quinta-feira (12), em meio à multidão no bairro Santo Antônio. “A prioridade do nosso governo são as ações sociais para beneficiar os que mais precisam”, declarou o chefe do executivo.
O projeto pertence à Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas). A secretária da pasta,
, também esteve no evento e falou sobre a qualidade do serviço oferecido. “O Governo sempre esteve preocupado com a instalação dos restaurantes populares. Vamos oferecer uma comida de qualidade ao público”, salientou.
Fon: Blog Eugênio Freitas

 


Nota do Dantense: Será que Juliane Faria, secretária da pasta, Habitação e da Assistência Social (Sethas). gostou da refeição servida, pelo  que percebi na foto eu sinceramente acho que ela não gostou ou é diferente do que ela é acostumada a saborear, 

Policial militar da reserva é assassinado no Jardim América

"Bolinha", como era mais conhecida a vítima reagiu a um assalto e foi baleada

Fonte:Sérgio Costa/Portal BO 


Um policial da reserva de 58 anos identificado como Ailton Barbosa da Silva foi morto na manhã desta quinta-feira (12), na Travessa da Fé, no conjunto Jardim América, no bairro Felipe Camarão, zona Oeste de Natal. Segundo a polícia a vítima que era mais conhecida como "Bolinha", foi baleada por homens que chegaran em uma carroça.

De acordo com relatos de moradores que presenciaram o fato "Bolinha", como era mais conhecida a vítima estava consertando o carro com um proberma mecânico quando três homens em uma carroça se aproximaram e atiraram. O PM ainda tentou reagir, mas foi em vão.

Baleado no peito na cabeça Ailton Barbosa morreu antes da chegada do Socorro médico ao lado do veículo. Os autores do crime conseguiram fugir, mas foram flagrados por câmeras de segurança de prédios vizinhos. O assassinato será investigado pela Divisão de Homicídios.

Cientistas descobrem como o estresse afeta o coração



Tabagismo, hipertensão e diabetes são fatores de risco bem conhecidos para doença cardiovascular. Agora, um estudo publicado na revista The Lancet mostra que o estresse crônico também deve entrar para a lista.

“Embora a associação entre o estresse e as doenças do coração tenha sido sugerida há tempos, o mecanismo que media esse risco não era totalmente conhecido”, explica Ahmed Tawakol, pesquisador do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, e um dos autores do trabalho. De acordo com ele, pela primeira vez, se identificou o processo biológico por trás dessa relação.
Fonte: Robson Pires

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Crime de Homicídio em Grossos



Após o ano inteiro de 2016 sem mortes violentas, foi registrado na manhã desta quarta-feira (11), o primeiro homicídio do ano de 2017 em Grossos.


Antônio Cesar Leal da Silva, 43 anos, Solteiro, funcionário público municipal de Grossos. Além de trabalhar como Agente de Saúde, era locutor, músico e trabalhava no programa de rádio FM 104,3 de segunda a sábado trazendo informações sobre o governo municipal.


Ainda não se sabe o motivo do assassinato.


Segundo informações, a vítima estava saindo de sua residência quando foi surpreendido por elementos que efetuaram vários disparos de arma de fogo, provavelmente calibre 12.




O Facho de Grossos/Diário de Grossos/O Câmera

Governo lança Ronda Cidadã em Mossoró.




O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), apresentará à imprensa o Ronda Cidadã Mossoró, nesta quarta-feira (11), às 17h30, no Hotel Vila Oeste.

Inicialmente o projeto abrigará quatro bairros (Santo Antônio, Barrocas, Bom Jardim e Paredões) contemplando uma população de 62 mil habitantes. O programa Ronda Cidadã se destina às ações de polícia comunitária, promovendo abordagens com foco no acolhimento, na inclusão social e na cidadania, sem, contudo, descuidar-se do policiamento repressivo, de forma qualificada.

O evento contará com a presença do governador Robinson Faria, do secretário de Segurança Pública Caio Bezerra, dos Comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, respectivamente Coronel André Azevedo e Coronel Sócrates Vieira e ainda do Delegado Geral da Polícia Civil, Claiton Pinho.
Fonte: Mossoró Noticia